
Criticar é fácil!
Existem pessoas especialistas em criticar, pessoas que conseguem encontrar defeitos em quase tudo. Para criticar basta olhar em volta, que estaremos sempre encontrando muitos motivos para fazê-lo. Estamos sempre encontrando pessoas criticando o governo, a economia, o juiz de futebol, os professores, a faculdade, etc.
Saber elogiar é uma atitude de poucos, e é muito mais poderosa do que as famosas criticas, ditas “sinceras”. Quantas vezes ouvimos palavras do tipo: “Isto que lhe falo é para o seu bem!” Até pode ser, mas, dizer um “Parabéns!” precisa de uma certa dose de humildade. Elogiar, parabenizar, reconhecer as virtudes e os esforços dos outros, é este o objetivo deste artigo. Quero parabenizar os alunos que fazem parte da instituição de ensino da qual faço parte; os alunos do curso de Jornalismo da UNIMAR.
Por que parabenizá-los? Porque, pelo esforço conjunto de alunos professores e funcionários, aliado à infraestrutura oferecida pela instituição, figurou entre os fatores apontados como responsáveis pelo bom desempenho dos alunos do curso de Jornalismo no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que tem como objetivo a verificação do nível de aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências ao longo de sua vida acadêmica
O ENADE, que substituiu o antigo provão, é aplicado aos alunos do primeiro ano (ingressantes) e do último ano (concluintes) das instituições de ensino superior públicas e privadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o conceito é o parâmetro para a concessão e renovação dos cursos. O resultado segue uma escala de 1 a 5, sendo que a nota 4 é considerada mais que satisfatória. A nota 4 demonstra padrão de excelência do curso, dadas as condições de oferta por parte da Instituição de Ensino (qualificação dos professores, instalações, biblioteca etc.) que culminam com o nível de aprendizado do aluno. É uma expectativa de toda instituição de ensino alcançar um boa nota, e a UNIMAR mais uma vez conseguiu este feito, elevando assim a auto-estima da instituição, do seu corpo docente e discente. Portanto, “Parabéns Jornalismo da UNIMAR!”
ANIZIO RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela opinião!