quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Será que esgotou?



Até hoje as novelas tentam usar de uma fórmula para atrair seus telespectadores, mas a verdade é que o público parece cansado de sempre observar a mesma história. Tem sempre um mocinho ou mocinha que é injustiçado por um vilão durante toda a novela, ou ainda um casal que é sempre separado e só consegue ficar junto ao final da trama, e assim por diante. Aí então fica a pergunta, será que o gênero novela está esgotado?
O que acontece é que cada vez mais as novelas têm perdido audiência e é muito difícil algo chamar e prender a atenção do público. Não é mais como na época da novela “Vale Tudo” que o país inteiro ficou tentando descobrir quem tinha assassinado Odete Roitman e assim acompanharam até o último capítulo para saber o desfecho da história.
Hoje em dia por mais que se tente fazer suspense sobre algum fato da novela a imprensa acaba descobrindo e publicando o que deve acontecer e aí o público dispersa, ou então a trama não chama a atenção e as pessoas acabam nem se importando com o suspense que o autor tentou fazer.
A novela Passione tem tentado atrair a atenção das pessoas com temas como, quem matou Saulo Gouveia (Werner Schunemman)? Ou qual é o segredo de Gerson (Marcelo Antony)? Mas mesmo assim isso já não causa na população aquele rebuliço em que onde quer que se vá o assunto sempre é comentado por alguém.
Passione tem usado temas atuais como a gravidez na adolescência e o aborto, entretanto o público parece pedir algo diferente. A verdade é que a novela não tem empolgado tanto e mesmo com a série de assassinatos o público parece estar achando a trama chata.
O sotaque italiano, muito carregado, merece um acerto. Irrita e confunde além de provocar um “algo cômico” ao fundo. Aliás, em que manual está escrito que núcleo de humor é compulsório nas novelas?
Já o trio Agostina (Leandra Leal), Jéssica (Gabriela Duarte) e Berilo (Bruno Gagliasso) está andando em círculos e suas cenas caíram numa monotonia sem fim. É sempre a mesma dinâmica: Berilo está com Agostina e, na hora agá em que seria flagrado, consegue se livrar do perigo. Quando isso começa, o espectador já sabe o que vem.
Passione já passou da metade e os índices de audiência tem caído cada vez mais, o autor Silvio de Abreu vai ter que procurar um jeito de atrair de volta esses telespectadores ou então a trama será considerada um fracasso.
Na realidade, as novelas em geral precisam mudar sua fórmula porque se ficar provado que os temas estão esgotados, a audiência vai caindo até chegar uma hora que será necessário substituí-las por outro tipo de programa. Portanto, senhores autores de novelas, abram o olho e mudem o jeito de escrever as tramas.


Daniela Casale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela opinião!