quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Uma história para ler e reler


Umas das histórias mais conhecidas em quadrinhos no mundo, Sin City é o título de uma série de gibis de Frank Miller. A primeira história apareceu originalmente em "Dark Horse Presents” (Abril, 1991), e continuou em Dark Horse Presents (Maio, 1991), sob o título de "Sin City", em treze partes. Várias outras histórias de comprimentos variáveis têm seguido.
Além do gibi, houve uma adaptação para o cinema de "Sin City", co-dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller com "diretor convidado especial" de Quentin Tarantino, foi lançado em 01 de abril de 2005. Os volumes foram reimpressas com novas capas e em um tamanho reduzido de forma a coincidir com a imagem teatral do lançamento do movimento. Um dos filmes mais elogiados pela sua fidelidade com a peça original em quadrinhos.
Todas as histórias se passam em Basin City (no qual há vários “vilarejos” dentro da própria cidade, denominados no gibi), uma cidade fictícia no oeste americano, com freqüentes personagens recorrentes e contos entrelaçados. Um grande rio corta a cidade, que tem uma extensa orla. A cidade é também conhecida pelos seus polícias covardes, preguiçosos ou corruptos.
Os principais personagens são - Marv (sujeito violento, que se vende prestando serviços sujos, anti-herói); John Hartigan (detetive, o único policial honesto de toda a corporação); Goldie e Wendy (prostitutas que controlam a cidade); Wallace (o herói, sempre busca fazer o correto, sem medir conseqüências).
O interessante da série de Miller são os quadrinhos “preto e branco”, sem as cores primárias tradicionais em histórias em gibis. A originalidade dos desenhos (baseados em personagens, gangs, quadrilhas, criminosos) e a intensa violência são características marcantes. Apesar de não muito recente, Sin City é a típica história que não sai da memória dos fãs de gibi. Uma história para ser lida e relida.


Thiago Ros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela opinião!