quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sortilégios Imaginários


[sem título. 1950, xilogravura, 46x35cm. Col. Pedro Hiller]


O desenhista e gravador brasileiro Marcello Grassmann é nascido em São Simão, interior de São Paulo em 1925, e tem uma obra de sonhos, poética e mitologia.

A exposição “Marcello Grassmann, Sombras e Sortilégios” apresenta 400 obras do artista com desenhos, xilogravuras, litografias e gravuras em metal realizadas em diversas fases de Grassmann entre 1940 e 2008. Entre os trabalhos destacam-se as coleções de Ana Elisa Dias Baptista, James Lisboa, Lourdes Xandó Rosa e Pedro Hiller.
Para quem não conhecia o trabalho do artista, o conjunto das obras é uma viagem ao mundo dos sonhos, repletos de lutas e cavaleiros, com símbolos ancestrais e mitológicos que expressam o confronto. Os traçados quase esboçados em grafite trazem cavaleiros em armaduras, contra animais singulares. As obras em xilogravura dão vida ao título da exposição. Harpias, porcos e sereias misturados com riqueza impressionante de detalhes exprimem uma sensação de feitiçaria, refletem o sortilégio das sombras e dos conceitos.
Grassmann conquistou reconhecimento internacional e nacional em setenta anos dedicados aos desenhos e às gravuras. Uma carreira notável e inquestionável quanto à técnica e aos conceitos que proporcionou a conquista de prêmios nas Bienais de Veneza, São Paulo, Paris e Florença.
O inconfundível em suas obras são as representações do imaginário com cavaleiros, donzelas, monstros e a morte. Grassmann tem uma incrível capacidade de externar e interpretar os mundos imaginário e real.
Suas obras fazem parte do acervo do MoMA de Nova York, da Bibliothèque Nationale de Paris, do Museum of Fine Arts de Dallas. No Brasil, além da Pinacoteca do Estado, podem ser vistas na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, no Instituto Moreira Salles em Poços de Caldas, no MAM - Museu de Arte Moderna e no MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Museu de Belas Artes no Rio de Janeiro, no Itamaraty e no Museu Oscar Niemayer de Curitiba.

MAIS: Marcello Grassmann


[sem título, 1982, litografia, 70x50cm. Col. Pedro Hiller]


Andréia Pisco

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