quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Admirável chip novo: Um apelo comercial


          Pitty, a cantora da música “Admirável chip novo”, usa a canção para falar sobre o controle do sistema econômico mundial diante as pessoas. Ela demonstra repúdio. Mas todo esse “blá, blá, blá, pense, fale, compra e beba” nos refrões da música”, na verdade, não passa de uma forma para conquistar de maneira consumista, jovens que sabem ser controlados e inconscientemente acham que podem ser livres do sistema, cantando e propagando músicas como está. O tom de revolta da música é apenas um apelo comercial e consumista da autora e produtora para controlar ainda mais os jovens e ouvintes.
Os maiores músicos do país, que se mantêm no topo da pirâmide, a exemplo de Gilberto Gil (atual Ministro da Cultura), Caetano Veloso, Raul Seixas, dentre outros, não apenas cantaram e encantaram através de suas músicas, mas sim, fizeram revolução em suas épocas, foram expulsos dos seus locais de vivência, por desejarem um mundo mais justo, as músicas eram usadas legitimamente para aumentar o louvor da alma revolucionária, legitimidade esta que não é percebida nesta música da cantora Pitty.  
      Porém, o foco é justamente a evolução das revoltas no planeta Terra, tivemos uma revolução da sobrevivência, onde os homens viviam após a descoberta do fogo, tendo suas principais descobertas; tivemos a revolução da idade média pela liberdade dos povos, que pagavam impostos aos seus senhores; a revolução industrial que culminou na revolução tecnológica, estas duas fizeram surgir o domínio de massa em favor do consumismo.
Vivemos atualmente uma revolução em favor da continuidade da vida na terra, mesmo que alguns ainda não percebam este movimento. A próxima revolução, após a revolução da sustentabilidade, será, justamente nas mentes das pessoas, nos intelectos adormecidos por séculos, na criatividade tolhida das velhas crianças, não precisaremos nos libertar de imperadores, nem de grades, nem da poluição, e sim do consumismo imposto pelos meios de comunicação em massa, e só conseguiremos isso ao repensar a educação.


Paola Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela opinião!