terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pato Fu faz “Música de brinquedo”



          Não é de hoje que essa geração musical implanta canções “antigas” infantis em seu repertório. É sempre assim. No meio da noite, quando a balada está no auge surgem canções da Xuxa, trem da alegria e Cia ltda., adaptadas para o ritmo da banda que se apresenta.
Até aí tudo bem, afinal de contas, a geração dos 30 aos 40 foi muito marcada pelos sucessos de programas infantis e grupos da mesma categoria.
          Para se ter uma idéia desta influência, o grupo mineiro Pato Fu acaba de lançar seu mais novo trabalho intitulado “Música de Brinquedo”. Uma gostosa brincadeira que vem agradando a muito marmanjo pelo jeito simples e pela criatividade familiar inserida na produção do álbum.E não é que eles usaram instrumentos de brinquedo e colocaram a criançada para desafinar, nos backing vocals, no mais gostoso estilo “nem aí, mas feliz” de ser, remetendo todos a uma volta instantânea ao passado. 
          Sucessos memoráveis como “live and let die”, “Ovelha negra” e até “ska” dos Paralamas do Sucesso, ganharam uma verdadeira orquestra de flautas, calculadoras, o inesquecível brinquedo “gênius” e outros mais em sua repaginação musical.Não é tão difícil de acreditar, mas é importante todos saberem que as músicas não passaram por nenhum processo computadorizado, tão comum nos dias de hoje, de pós produção. Do jeitinho que foram capturados, foram inseridos e gravados. 
          O repertório com 12 músicas está longe de ser destinado- como se pode observar- ao público infantil, mas com certeza, quem escuta volta a ser criança, tamanha a diversão e algazarra que o  cd proporciona. Algumas canções como “Love me tender” e “My girl” podem até enganar o ouvinte mais desatento e provocar uma sensação de cafonice ou tédio. Mas é só avançar o cd para a divertida “Twiggy twiggy” ,de autoria de um grupo japonês,que isso passa rápido.
          Ah. E quando indagados sobre qual ou quem foi a inspiração para este trabalho a gente até se irrita de não ter pensado no mais óbvio “Os Mupetts”,claro, dizem os integrantes da banda, Fernanda Takai (vocal)e John Ulhoa(guitarra). É preciso coragem e bom humor para ouvir uma, duas e na terceira vez, concordar que o resultado é mais do que agradável. É divertidamente familiar, criativo e de bom gosto.




Norton Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela opinião!