Arte de naif na mostra da Afpesp
A AFPESP –Associação dos Funcionários públicos do Estado de SP, dispõe de uma Delegacia Regional na cidade de Marília. Desde de 1993, quando foi implantada, a unidade atuava exclusivamente na mediação de convênios médicos, principal reivindicação dos associados da cidade. Com o crescimento de sócios na região, a AFPESP de Marilia ampliou sua oferta de serviços.
Além dos procedimentos administrativos, a unidade se destaca na cidade por promover eventos culturais, de entretenimento e de lazer aos associados como exposições artísticas, exibições de filmes, palestras, bazares de artesanato, excursões, campanhas sociais e festividades. Eventos atrativos que chama atenção dos associados e de visitantes.
O Espaço Expositivo divulga os artistas plásticos da região sendo destaque na imprensa local, o que define a Delegacia Regional de Marília como uma grande incentivadora da cultura, da educação e da arte entre os associados e a comunidade Mariliense. Sem falar da indispensável atenção calorosa dada pela Delegada Regional Maracley Nahas Cury, que nos recebeu com muito carinho.
Gostaria de colocar em evidência uma das exposições que tive a oportunidade de prestigiar este ano, a exposição “Fatos e Cores” do artista plástico Aloísio Dias da Silva, reúne cinco esculturas e 30 telas do artista que mostra na exposição acontecimentos que chamam a atenção das pessoas, como o terremoto no Haiti e a enchente na Índia. Ele pinta fatos que acontece no cotidiano e pessoas que são destaques e temas também como a bíblia e principalmente temas rurais.
O que chama mais atenção, é que Aloísio usa uma técnica francesa em suas obras, a pintura Naif. Segundo definições, os Naifs pintam sem regras e sem constrangimentos, mas são criadores de suas obras, de personalidade própria. Esse tipo de pintura não é ligado a nenhuma escola ou tendência. A técnica é que tem tudo a ver com o trabalho de Aloísio. É um trabalho lindo.
A experiência e o talento do artista renderam algumas premiações. Aloísio foi premiado pela Bienal Naif de Piracicaba e pelo 2º Salão de Artes Plásticas de São José de Rio Preto, entre outras. Suas telas estão espalhadas pelo Brasil e há algumas até no exterior.
Se você ainda não teve a oportunidade ver uma das exposições que acontece na Afepesp, eu recomendo. A cada mês, um novo trabalho é realizado no Espaço Expositivo da Afepesp, que fica na rua Álvares Cabral, 175. A entrada é gratuita. Prestigiem!
Guilherme Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela opinião!