Aconteceu na cidade de Bauru no bairro Meire Dota de 1 até 5 do mês de novembro de 2010 a semana do Sací -Pererê que contou com a presença de 3 mil pessoas foram convidadas várias escolas dos bairros adjacentes que puderam saber um pouco da mito do menino negro de uma perna, para muita gente que não conhece passou a conhecer sabendo como surgiu.
O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.
Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo e ganhou da mitologia européia, um gorrinho vermelho. O folclore do Brasil é riquíssimo, um dos mais ricos do mundo. Para sua formação, colaboraram principalmente, além do elemento nativo (o índio), o português e o africano. Estes três povos constituíram, podemos dizer as raízes.
O evento serviu para as pessoas saberem melhor sobre sua vida, quando é comemorado, é claro que é mais para as crianças, porque elas acreditam vivem imaginando como é um saci Pererê, pena que hoje em dia infelizmente existem crianças que não interessam em saber sobre o folclore brasileiro, ele é rico em seu poder de arte, tem criança que só pensa em TV e jogos.
Isso acaba com seu senso de pensar adquirir novos rumos de pensamentos. A cultura no Brasil é poderosa, temos que fazer os jovem e os pequenos pensarem sobre esse aspectos, a exposição mostra sobre o folclore é muito legal segundo “a coordenadora Maria Clara de Mendonça passou de três mil pessoas pelo evento porém esse número é pouco porque só esse Bairro são cinco mil pessoas morando.
O evento não teve bastante adesão porque os pais pensam que o folclore é algo atrasado, mas o nosso folclore faz parte do nosso país.
Jefferson R. Domingues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela opinião!